sábado, 22 de novembro de 2008

Análise do livro didático

A coleção de livros didáticos adotada no CEF 16 é a Tudo é Linguagem da editora Ática. Avalio-a positivamente. Nela, as unidades são divididas por gêneros textuais. O livro da sexta série, por exemplo, aborda os seguintes gêneros: conto, crônica, relato e memórias, diário, biografia e autobiografia, relato de experiências, poemas, notícias, reportagens e artigo de opinião.
Segundo as autoras – Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi – a seleção dos gêneros textuais baseou-se em dois critérios: as capacidades de linguagem que constitui as práticas de uso da linguagem e que distribui os gêneros por cinco domínios: o narrar, o relatar, o expor, o argumentar e o instruir,/prescrever e em função da circulação social.
No início de cada unidade é feita uma pequena explanação sobre o gênero textual a ser explorado e, ao longo das mesmas, o aluno é levado a reconhecer as estruturas de construção daquele gênero.
A gramática normativa não foi esquecida, mas não é desvinculada do texto. No livro da sétima série, por exemplo, na unidade que trata dos tipos de predicado, são apresentados textos narrativos e textos descritivos para que o aluno perceba que o predicado verbal predomina nos textos ou seqüências narrativas e o predicado nominal, nos textos ou seqüências descritivas.
A exploração do texto é feita em três níveis: compreensão inicial, estrutura do texto e linguagem do texto. E as produções orais e escritas são exploradas com criatividade e pertinência aos gêneros textuais trabalhados em cada unidade.

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