sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Compartilhando experiência

Compartilhando experiência

Descobri uma forma gostosa de trabalhar predicação e complemento verbal. Pedi aos alunos da 7a série que levassem jornais para sala de aula e recortassem as manchetes que formavam oração absoluta. Pedi que separassem o sujeito do predicado e analisassem o verbo. Para fazer essa análise, pedi a eles que lessem a manchete somente até chegar no verbo e observassem se o sentido estaria completo. Num segundo momento, analisamos o que vinha depois do verbo; se estava completando seu sentido como alvo da ação verbal ou como circunstância de tempo, modo, lugar, etc. Foi uma aula muito gostosa em que percebi o envolvimento dos alunos. No momento da avaliação, eles disseram que suas dúvidas sobre o assunto tinham sido sanadas.

Aproveitando a idéia do jornal, levei para a sala de aula da 6a série algumas manchetes de jornal e pedi a eles que, em duplas, identificassem o verbo. Entreguei a cada dupla uma folha branca e pedi que dividissem-nas em quatro, no sentido do comprimento. Levei também um cartaz com uma tabela bem grande, constando: pessoa, tempo modo, radical e desinência. Cada dupla deveria copiar seu verbo na tira de papel quatro vezes e colar no local correspondente à pessoa verbal, ao tempo, ao modo, ao radical e terminação. No final, perguntei por que predominava a 3a pessoa do presente do indicativo nas manchetes de jornal e eles conseguiram responder tranquilamente.

Os textos do gênero “memórias” são excelentes para trabalharmos os pretéritos do modo indicativo, principalmente o imperfeito.

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