sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Gêneros e tipos textuais

Sem ser piegas, afirmo que este curso está sendo “um divisor de águas” em minha carreira profissional. Se alguém me perguntasse antes o que é letramento, por exemplo, eu não saberia responder. Se falasse em gênero textual, me lembraria de gênero épico, narrativo e dramático.

Hoje, sei que quando falamos de gênero textual, estamos nos reportando a uma unidade significativa que apresenta como principais características ser constituído social, histórico e culturalmente, possui número amplo e ilimitado e é orientado para um fim específico. É o caso, por exemplo, da carta, do relato de experiência e do manual do celular.

Já os tipos textuais, que para mim anteriormente era aquilo a que se aplica o conceito de gênero textual hoje, são constituídos linguisticamente, apresentam número restrito e são estáticos. São cinco: o descritivo, o narrativo, o expositivo, o injuntivo e o argumentativo.

Nenhum comentário: