sábado, 22 de novembro de 2008

Encontros com Lucília Garcez


“A leitura é o primeiro arame farpado da ascensão social.”

Essa frase dita pela professora Lucília Garcez no encontro do dia 25/09, na Escola Parque, me fez refletir sobre o quanto é grande minha responsabilidade como professora de Língua Portuguesa e sobre o quanto é importante na vida de qualquer pessoa, principalmente as pertencentes às camadas mais pobres, saber usar corretamente as palavras. E não vai ser mostrando para os alunos de sexta série, por exemplo, que temos dez classes de palavras e que dessas dez, sete desempenham uma função sintática dentro da oração, que vamos fazer com que tenham domínio da palavra escrita ou falada. É através da leitura. Não há exemplo melhor do que a história de Machado de Assis, que sem freqüentar escolas regulares, conseguiu, através da leitura, se transformar num mago das palavras (o Bruxo do Cosme Velho).
Os dois encontros que tivemos com a professora Lucília Garcez foram marcantes. De maneira leve, sem acusações e cobranças, ela nos fez entender que para cobrar que nossos alunos sejam bons conhecedores da língua, precisamos mostrar o imenso prazer que a leitura nos proporciona.
Colocando em prática uma de suas sugestões, estou montando um livro, escrito pelos próprios alunos, com resenhas dos livros que eles já leram do projeto de leitura da escola e, diga-se de passagem, ele está sendo muito disputado. Todos querem escrever(foto).

Nenhum comentário: