sexta-feira, 21 de novembro de 2008

"O grande encontro"

O encontro entre os alunos do curso Alfabetização e Linguagem, a equipe da EAPE, Jonas Ribeiro e André Neves foi um momento enriquecedor e descontraído. Os palestrantes - se é que posso assim chamá-los- indicaram caminhos para fazermos com que nossos alunos aprendam a gostar de ler.
Assim como eles, acredito que tudo depende da forma como a leitura lhes é apresentada; se for de uma maneira lúdica e apaixonada, como os dois fazem, os alunos vão acabar querendo descobrir o que há de tão maravilhoso e mágico na leitura.
Considero que, em relação à leitura, temos que oferecer mais do que cobrar. Trabalhar um conto, por exemplo, e depois montar uma peça com os alunos é melhor do que ler um livro para depois fazer uma prova.
Na escola em que trabalho (CEF 16 de Taguatinga), temos o projeto “Leitura: uma janela aberta para o mundo”. A cada bimestre, é reservado um dia somente para as apresentações de trabalhos relacionados aos livros lidos. Temos peça de teatro, flanelogravuras, álbum seriado, filmes feitos pelos próprios alunos, etc. Não há provas e o envolvimento de todos é muito bom.

Nenhum comentário: